PREFEITURA MUNICIPAL DE PRESIDENTE BERNARDES
FECHAR

História do Municipio

A ORIGEM
O desbravamento e a colonização do sertão do Vale do Paranapanema foram algumas das maiores façanhas da história regional. Foi nesse território que nasceu Presidente Bernardes, a antiga povoação de Guarucaia. Em 1º de novembro de 1919, havia sido inaugurada a Estação da Estrada de Ferro Sorocabana. Tornava-se mais fácil, aos interessados na compra dos lotes de terras férteis, chegarem à primitiva gleba.

FUNDAÇÃO DO POVOADO
O Povoado de Presidente Bernardes teve seu projeto urbano traçado em 1920,  pelo Cel. José Soares Marcondes. A área pertencia ao imóvel Lins de Vasconcelos, cujo retalhamento foi contratado em 1919, para os terrenos onde atualmente está situado o município, ao sul da linha da FEPASA. A parte norte da linha, um imóvel de 50 mil alqueires, pertencia à firma Ramos, Porto e Cia, que o adquirira da Companhia dos Fazendeiros, que por sua vez recebera, por permuta, do Cel. Manoel Goulart. Da firma Ramos, Porto e Cia, faziam parte os irmãos Luiz Ramos e Silva e Arthur Ramos e Silva Júnior, tendo o primeiro, aberto loteamentos em Santo Anastácio e Piquerobi. Já Arthur Ramos fixou-se na Fazenda Guarucaia, em Bernardes. Os lotes eram pequenos, situados em terras férteis próprias para a agricultura. Ao sul, da firma Ramos, as terras foram divididas para várias finalidades, porém, a maior área foi para a pecuária. A propriedade era, na época, fazenda de café, cujos pés foram posteriormente cortados.
As pessoas que adquiriram os primeiros lotes, pertenciam a famílias, cujos herdeiros dos pioneiros ainda vivem em Presidente Bernardes: Nonato, Jacometto, Pessoto, Lentini, Gasparim, Girotto, Puglia, De Vitto, Fazioni, Bonini, Barbieri, Finco, Bovolato, Denardi, Tesini, Galindo, Rodenas, Munhoz, Cubatelli, Bellitato, Ciste, Brandi, Banhetti, Pretti, Belotto, Franzini, Reverte, Morata, Sposito, Ré, Redivo, Castaldelli, Belonci, Giusti, Spolador, Corredato, Biembenguti, Francischetti, Denari, Jordão, Belleza, Munhoz de Aro, Gallego, Monteiro, Navarro, Sanches, Zamaro, Toneto, Fredo, Lorençoni, Momin, Marchi, Marlon, Nava.

ORIGEM DO NOME
A cidade teve nomes diversos ao que ostenta atualmente. Era comum, na época, ligar nomes de povoados a rios, córregos, árvores nativas e até animais que viviam na imensa floresta. Eis os nomes ostentados pelo município:
GUARUCAIA - Existem duas versões para a origem do nome Guarucaia. Uma veio do engenheiro João Carlos Fairbanks, responsável pelo projeto de construção da Estrada de Ferro Sorocabana. Segundo ele, o batismo foi extraído de uma gigantesca árvore da família guarucaia, que existia no local onde foi erguida a Estação Ferroviária. A segunda versão foi dada pelo agrimensor Francisco Cunha, e possui semelhança com a versão de João Fairbanks. Ele apontou como origem a exuberância das guarucaias na região, e não apenas uma única árvore frondosa no terreno da Estação.
PRESIDENTE BERNARDES - Os trilhos foram definitivamente assentados. Mais tarde, a diretoria da Estrada de Ferro Sorocabana trouxe a determinação do Governador do Estado de dar outro batismo ao terminal, que passou a chamar-se Presidente Bernardes. Uma homenagem a Artur da Silva Bernardes, um estadista brasileiro que nasceu em Viçosa, Estado de Minas Gerais, em 1875, e foi Presidente da República de 1922 a 1926. 
NILO PEÇANHA - Uma placa com o nome Estação Presidente Bernardes foi instalada na Estação de Trens, o que não agradou a uma tropa da Revolução de 1924, comandada pelo General Isidoro Dias Lopes, que esteve na região. Os soldados retiraram a placa, substituindo-a  com o nome de Nilo Peçanha, estadista e político brasileiro, eleito Vice-presidente da República para o quadriênio 1906-1910. A troca da placa e do nome do homenageado causou desagrado à população. Logo que a revolução acabou a placa inicial foi recolocada, retomando o nome de Presidente Bernardes.

CRIAÇÃO DO DISTRITO
O progresso chegou rápido e o patrimônio virou cidade, chegando o momento de o povo e autoridades defenderem a criação do Distrito de Paz, dentro do território de Presidente Prudente. Uma vitória que veio através do Decreto Lei Estadual nº 2084, de 15 de dezembro de 1925.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Em 23 de janeiro de 1935, através do Decreto Lei Estadual nº 6914, o Distrito foi elevado à categoria de Município, com a denominação de Presidente Bernardes, desmembrado do município de Presidente Prudente. Sua instalação verificou se em 14 de fevereiro de 1935.

Fonte: http://www.memorialdosmunicipios.com.br/listaprod/memorial/historico-categoria,247,H.htm


Compartilhe: