PREFEITURA CELEBRA CONVÊNIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA P

Em março deste ano, a Prefeitura Municipal de Presidente Bernardes celebrou um convênio com Universidade Federal do Paraná de formação continuada para professores da educação infantil da rede municipal de ensino. O Convênio tem duração de 18 meses, e a formação acontecerá até setembro de 2018 em três fases: a primeira teve início no dia 19 de abril no Núcleo Cultural, uma vez por semana abrangendo a parte teórica da formação com trabalho de diagnóstico inicial sobre as concepções dos professores da rede. Na sequencia iniciou-se a formação com enfoque CTS (Ciências, Tecnologias e Sociedade) Educação para Cidadania e abordagem interdisciplinar. Essa formação é oferecida em serviço como parte da carga horária da hora atividade dos professores.

Na próxima semana, tem início a segunda fase da formação onde serão apresentadas metodologias alternativas para que os professores planejem unidades potencialmente significativas, ou seja, a partir do referencial teórico que os professores receberam, eles possam estruturar ações para exercerem a prática na terceira fase.

Ao todo 63 professores estão participando da formação que faz parte do Plano Nacional de Educação dentro das novas configurações políticas de educação: "É o primeiro curso ofertado aos professores pela Prefeitura Municipal através do convênio onde a prefeitura sede o espaço físico e tempo regulamentar para a execução das atividades e a Universidade,dentro do Plano Nacional, tem compromisso com a inserção social.

“A Universidade tem um cobrança de estar mais perto da sociedade. Por isso foi celebrado esse convênio de contribuição. Nós nos ajudamos. A prefeitura precisa dar o curso de formação e por causa da crise financeira tinha dificuldade da implementação da formação continuada; por outro lado a Universidade precisa ter esse espaço com a sociedade para distribuir as inovações pedagógicas e as teorias mais modernas que acabam não chegando a educação básica e hoje é uma cobrança muito grande do Ministério da Educação," explica Nájela Tavares Ujiie, professora da formação continuada.

Para a coordenadora da Emef Sylas Gedeão Coutinho Silvana Cristina de Souza Inague, o curso é uma oportunidade de aprendizado: "Já fiz outros cursos mais esse vem de encontro com as necessidades da escola, porque os dias na escola são imprevisíveis e esse curso dá um suporte para lidarmos com as situações novas. Além disso a abordagem da professora é dinâmica pois além da teoria, temos atividades práticas que nos levam a refletir sobre nosso trabalho."

Najela Tavares Ujiie é professora da Universidade Estadual do Paraná, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação- GEPE e do Núcleo de Formação Inicial e Permanente de Professores- NFIPP.